• Ribeirão Preto

    Horários de funcionamento:

    Segunda a Sexta: 06:30 as 13:00 (coleta)

    Sabado 06:30 as 09:00 (coleta)

  •  Ribeirão Preto: (16) 3610-4055

  •  Orlândia: (16) 3826-1369

  •  Morro Agudo: (16) 3851-6661

  •  Sales Oliveira: (16) 3852-2411

  •  recepcaosaomarcos@gmail.com

Saiba como é feito o exame de ureia e creatinina

Fazer exames é essencial para compreender um diagnóstico. Seguir a orientação do médico é importante para se obter o resultado esperado pelo médico. A realização de consultas médicas e exames é muito importante para monitorar a saúde e mantê-la em dia.

Os exames de sangue mais comuns para os pacientes. O Laboratório São Marcos 🔬 mostra como são feitos os exames de ureia e creatinina.

🧪 O que é a ureia

A ureia é uma substância produzida pelo fígado a partir do metabolismo das proteínas da alimentação e que pode ter sua quantidade alterada no sangue quando existem problemas nos rins ou no fígado, já que as proteínas na alimentação são metabolizadas no fígado e a ureia produzida é filtrada pelos rins e eliminada através da urina.

🧪 Para que serve

O exame de ureia é solicitado pelo médico com o objetivo de avaliar a função dos rins e monitorar a resposta ao tratamento e evolução das doenças renais. O exame também pode ser solicitado quando a pessoa apresenta sintomas de uremia, que é a presença de ureia em excesso no sangue, ou de problemas nos rins, como cansaço excessivo, aumento da pressão arterial, urina com espuma ou com sangue ou inchaço nas pernas, por exemplo.

Assim, além de solicitar a dosagem de ureia, pode ser recomendado também a dosagem de creatinina, sódio, potássio e cálcio. Além disso, pode ser indicada a realização de exame de urina de 24 horas, cuja coleta deve ser iniciada após a coleta do sangue para o exame, para verificar a quantidade de ureia liberada na urina. Entenda como funciona o exame de urina de 24 horas.

🧪 Valores de referência do exame de ureia

Os valores do exame de ureia podem variar de acordo com o laboratório e técnica utilizada para a dosagem, no entanto os valores de referência normalmente considerados são:

  • Para crianças até 1 ano: entre 9 e 40 mg/ dL;
  • Para crianças acima de 1 ano: entre 11 e 38 mg/ dL;
  • Para adultos: entre 13 e 43 mg/ dL.

Para realizar o exame de ureia não é necessário estar de jejum ou realizar qualquer outro preparo, e o exame é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue, que é enviado para o laboratório para análise.

🧪 O que significa o resultado

O resultado do exame de ureia deve ser avaliado pelo médico que solicitou o exame juntamente com outros exames que tenham sido solicitados, sendo o resultado considerado normal quando dentro dos valores de referência.