QUAIS OS EXAMES QUE AVALIAM O FÍGADO
PARA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO O MÉDICO PODE SOLICITAR EXAMES DE SANGUE, ULTRASSONOGRAFIA E ATÉ MESMO UMA BIÓPSIA PORQUE ELES FORNECEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS ALTERAÇÕES NESSE ÓRGÃO.
O FÍGADO PARTICIPA DA DIGESTÃO DOS ALIMENTOS E POR ELE PASSAM TODAS AS SUBSTÂNCIAS INGERIDAS, INCLUINDO OS MEDICAMENTOS, E POR ISSO QUANDO O FÍGADO ESTÁ DOENTE A PESSOA PODE TER MAIS DIFICULDADE EM DIGERIR CORRETAMENTE AS GORDURAS, PRECISANDO SEGUIR UMA DIETA ESPECIAL, E PODE TER QUE EVITAR TOMAR MEDICAMENTOS EM FORMA DE XAROPE OU COMPRIMIDO, USANDO INJEÇÕES OU INALAÇÕES, POR EXEMPLO. CONFIRA AS FUNÇÕES DO FÍGADO.
OS EXAMES QUE O MÉDICO PODE SOLICITAR PARA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO INCLUEM:
1. EXAMES DE SANGUE
SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.
ESTES EXAMES TAMBÉM PODEM SER PEDIDOS QUANDO A PESSOA APRESENTA SINTOMAS DE ENVOLVIMENTO HEPÁTICO COMO PELE AMARELADA, URINA ESCURA, DOR ABDOMINAL OU INCHAÇO NA REGIÃO DO FÍGADO. NO ENTANTO, O MÉDICO TAMBÉM PODE SOLICITAR ESTES EXAMES QUANDO PRECISA AVALIAR O FÍGADO DE UMA PESSOA QUE TOMA REMÉDIOS DIARIAMENTE, CONSOME MUITA BEBIDA ALCOÓLICA OU POSSUI ALGUMA DOENÇA QUE O AFETE DE FORMA DIRETA OU INDIRETA.
2. EXAMES DE IMAGEM
A ULTRASSONOGRAFIA, ELASTOGRAFIA, TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA CONSEGUEM DEMOSTRAR ATRAVÉS DE UMA IMAGENS GERADA NUM COMPUTADOR COMO ENCONTRA-SE A ESTRUTURA DO FÍGADO, SENDO FÁCIL DO TÉCNICO IDENTIFICAR A PRESENÇA DE CISTOS OU TUMORES, E EM ALGUNS CASOS PODE SER ÚTIL PARA AVALIAR A PASSAGEM DE SANGUE ATRAVÉS DO ÓRGÃO.
GERALMENTE O MÉDICO PEDE ESTE TIPO DE EXAME QUANDO OS EXAMES DE SANGUE ENCONTRAM-SE ALTERADOS OU QUANDO O FÍGADO ENCONTRA-SE MUITO INCHADO. TAMBÉM PODE SER ÚTEIS DEPOIS DE UM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO OU ESPORTIVO, QUANDO EXISTE SUSPEITA DE LESÃO NOS ÓRGÃOS.
3. BIÓPSIA
A BIÓPSIA GERALMENTE É SOLICITADA QUANDO O MÉDICO ENCONTROU ALTERAÇÕES IMPORTANTES NOS RESULTADOS DOS EXAMES, COMO AUMENTO DA ALT, AST OU GGT, E PRINCIPALMENTE QUANDO É ENCONTRADO UM NÓDULO OU CISTO NO FÍGADO, DURANTE A ULTRASSONOGRAFIA.
ESSE EXAME CONSEGUE INDICAR SE AS CÉLULAS DO FÍGADO ESTÃO NORMAIS, ENCONTRAM-SE GRAVEMENTE AFETADAS POR DOENÇAS COMO A CIRROSE OU SE EXISTEM CÉLULAS CANCERÍGENAS, PARA QUE SEJA FEITO DIAGNÓSTICO E INICIE O TRATAMENTO ADEQUADO. ELA É FEITA COM UMA AGULHA QUE PENETRA NA PELE E CHEGA AO FÍGADO E SÃO RETIRADOS PEDACINHOS DESSE ÓRGÃO QUE DEPOIS SÃO ANALISADOS NUM MICROSCÓPIO. SAIBA MAIS DETALHES DA BIÓPSIA DO FÍGADO.